ARAMIS

Sensores de alta precisión para análisis de movimiento y deformación

La cartera de productos de ARAMIS comprende sensores para mediciones dinámicas de coordenadas 3D, desplazamientos 3D y deformación de superficies 3D. Basados en la triangulación, los sistemas proporcionan coordenadas 3D precisas para mediciones de campo integrales y basadas en puntos.

 

Los sensores ARAMIS miden muestras y piezas cargadas estática o dinámicamente utilizando un método sin contacto, independiente del material, basado en el principio de correlación de imágenes digitales (DIC), sin preparaciones de objetos de prueba costosas y que consumen mucho tiempo.

Los análisis proporcionan información sobre las características del material y el comportamiento de los componentes bajo carga. Estos resultados forman la base para la durabilidad del producto, el diseño geométrico, las simulaciones numéricas confiables y su validación. El sistema ofrece soluciones estables para el análisis de muestras desde unos pocos milímetros hasta componentes estructurales de varios metros. La resolución de la medición cae al rango de submicras independientemente de la geometría y la temperatura de la muestra.

gom_casting-part-design.jpg

Projeto de peças (CAD/PMI)

Se o modelo CAD de uma peça já tiver sido fornecido com recursos de inspeção durante o projeto, o planejamento de medição 3D e a inspeção podem ser realizados em um processo sem desenho, diretamente no conjunto de dados PMI (importação e avaliação de dados FTA/MBD). Além disso, a geometria de campo completo, adquirida pelo sistema ATOS, permite realimentar e adaptar geometrias de componentes e ferramentas em dados CAD existentes, se uma correção de ferramenta for necessária (modelagem CAD avançada). Os dados de medição 3D obtidos também servem para a criação de dados de projeto em engenharia reversa.

Saiba mais >

gom_casting-simulation-validation.jpg

Simulação e Validação (CAE)

 

As simulações servem para calcular e visualizar o enchimento do molde, sprue, pressão de retenção, controle de temperatura e tempo de enchimento da peça fundida. O objetivo é evitar erros e otimizar o uso de materiais, o tempo de ciclo e o tamanho da máquina, prevendo os parâmetros do processo e o comportamento do material usando o sistema ARAMIS durante o teste de materiais. A geometria real do componente pode ser medida com o sistema ATOS e comparada numericamente com os dados simulados para otimizar e validar o modelo de simulação.

Saiba mais >

gom_casting-toolmaking.jpg

Fabricação de ferramentas

 

A digitalização 3D economiza tempo e custos durante a fabricação e manutenção de ferramentas. Controlar as etapas de fabricação individuais, em um estágio inicial, durante a usinagem CNC, de ferramentas e eletrodos fundidos sob pressão, padrões de cera e matrizes de núcleo cerâmico, bem como caixas de núcleo de areia, por meio da comparação de dados nominais e reais, reduz os loops de iteração, especialmente para várias cavidades. Em teste, o sistema ATOS da GOM oferece dados 3D para direcionar a área para correção da ferramenta. 

Saiba mais >

Modelagem

O controle sistemático de forma e dimensão de padrões de cera e espuma, conjuntos de cera, placas e equipamentos padrão, garantem e aceleram as etapas subsequentes do processo na produção de moldes e processos de fundição. Ao controlar os resultados da fresagem em um estágio inicial com o sistema ATOS da GOM, possíveis erros podem ser identificados e eliminados.

Saiba mais >

gom_casting-mold-making.jpg
gom_casting-pattern-making.jpg

Fabricação de moldes / Fabricação de núcleos

Medições de moldes e núcleos, por exemplo, feitos de areia ou cerâmica, garantem a qualidade do processo. Os dados de medição de moldes e núcleos do sistema ATOS da GOM permitem a análise de montagem virtual das metades de moldes, que serve para a inspeção de superfícies de separação em relação a deslocamento, encaixe e ajuste de forma das metades do molde e folga do núcleo. Na microfusão, a espessura da parede do molde cerâmico pode ser inspecionada para estimar sua qualidade e a formação de rebarbas.

Saiba mais >

Inspeção do primeiro modelo/ Inspeção em série 

A primeira inspeção do projeto pode ser realizada com base no modelo CAD ou conjunto de dados PMI e inspeção CMM com recursos como GD&T. A inspeção 3D de campo completo realizada com os sistemas ATOS da GOM não deixa nenhuma área do componente sem verificação. No controle de qualidade, durante a produção em série, células de medição automatizadas, como ATOS ScanBox, reduzem o tempo de refugo e retrabalho. As peças não precisam ser transportadas para salas de medição remotas.

Saiba mais >

gom_casting-first-article-and-series-inspection.jpg
gom_casting-cnc-and-adaptive-machining.jpg

Usinagem CNC / Usinagem adaptativa

Com sua função de retroprojeção, o sensor 3D ATOS projeta recursos como isolinhas e punções direto do software para a peça real. Como resultado, a marcação convencional de peças brutas fundidas, pesadas, não é mais necessária. O alinhamento eficiente de peças para usinagem CNC pode ser alcançado. Além disso, os dados de medição 3D fornecem a base para processos de fabricação adaptáveis, como usinagem adaptativa.

Saiba mais >

Para obtener más información póngase en contacto con nosotros.
Averigua más en nuestra descripción de producto de soluciones de Metrología.