Gom045.jpg

Injeção Plástica

Metrologia 3D para Processos de Moldagem por Injeção, Sopro e Termoformagem

Na engenharia de plásticos, a tecnologia de medição 3D suporta e acelera todas as fases nos processos de moldagem por injeção, moldagem por sopro e termoformagem: desde a construção do protótipo e da ferramenta, até os relatórios de inspeção da primeira peça, e a análise de montagem e teste de carga.

ATOS é um sistema óptico de medição por coordenadas 3D que permite medições sem contato de superfícies completas de protótipos, eletrodos, ferramentas e peças moldadas por injeção, independentemente do tamanho do objeto. Em contraste com as técnicas de medição tátil, este método captura até mesmo contornos complexos, de forma rápida e completa. Para o controle de qualidade do acompanhamento da produção, tanto as medições quanto todo o processo de avaliação podem ser automatizados.

gom_plastics-material-properties_teaser.jpg

Propriedades  do material

O conhecimento das propriedades do plástico é uma base confiável para o projeto adequado de componentes (CAD), o desenvolvimento de uma ferramenta funcional, simulação realista (CAE) e a otimização de variantes de produtos, layout de ferramentas e processos de moldagem por injeção. O sistema de teste óptico 3D ARAMIS da GOM oferece medição de campo completo de amostras de material para determinar o comportamento do material e os parâmetros do material.

Saiba mais >

gom_plastics-part-design_teaser.jpg

Projeto de peças (CAD/PMI)

Se o modelo CAD de uma peça já tiver sido fornecido com recursos de inspeção durante o projeto, o planejamento de medição 3D e a inspeção podem ser realizados em um processo sem desenho, diretamente no conjunto de dados PMI (importação e avaliação de dados FTA/MBD). Além disso, a geometria de campo completo, adquirida pelo sistema ATOS, permite realimentar e adaptar geometrias de componentes e ferramentas em dados CAD existentes, se uma correção de ferramenta for necessária (modelagem CAD avançada). Os dados de medição 3D obtidos também servem para a criação de dados de projeto em engenharia reversa.

Saiba mais >

gom_plastics-simulation-validation.jpg

Simulação e Validação (CAE)

A simulação serve para calcular e visualizar o enchimento do molde, sprue, pressão de retenção, controle de temperatura e tempo de enchimento da peça injetada. O objetivo é evitar erros e otimizar o uso de material, tempo de ciclo e tamanho da máquina, prevendo os parâmetros do processo e o comportamento do material conforme determinado pelo sistema ARAMIS nos testes de materiais. A geometria real do componente pode ser capturada pelo sistema ATOS e comparada numericamente aos dados simulados para otimizar e verificar o modelo de simulação.

Saiba mais >

Ferramentas e Eletrodos (CAD/CAM)

A digitalização 3D economiza, tempo e custos, durante a produção e manutenção de ferramentas e eletrodos. O controle do processo em um estágio inicial reduz os loops de correção, especialmente para cavidades múltiplas. As comparações nominais-reais servem para controlar as etapas individuais durante a usinagem CNC da ferramenta. Em try-out, o sistema ATOS da GOM mede geometrias complexas, oferecendo dados 3D para uma correção de ferramenta específica e uma menor entrada de material.

Saiba mais >

gom_plastics-tools-electrodes.jpg
gom_plastics-plastic-parts-first-article-inspection.jpg

Peças de plástico e inspeção do primeiro modelo

Análises de forma e dimensão de campo completo, incluindo relatórios completos de medição e inspeção (FAI), garantem que a funcionalidade seja segura e os requisitos ópticos sejam atendidos, e permitem a montagem sem tensão de um componente. A primeira inspeção do modelo pode ser realizada com base no plano de medição (inspeção CMM), modelo CAD ou conjunto de dados PMI, com recursos como Dimensionamento Geométrico e Tolerância - GD&T. Com o sistema de medição de campo completo 3D ATOS da GOM, nenhuma área da peça permanece sem verificação. O software GOM permite a fácil inspeção de GD&T.

Saiba mais >

Inspeção de produção em série

No controle de produção em série, células móveis de medição automatizadas, reduzem o tempo de refugo e retrabalho. As peças não precisam ser transportadas para salas de medição remotas. Usando a solução automatizada ATOS ScanBox da GOM, a programação, incluindo a cinemática dos caminhos do robô, e o planejamento de inspeção, podem ser realizadas off-line na sala de medição virtual (VMR), no CAD, enquanto a célula de medição permanece produtiva.

Saiba mais >

gom_plastics-production-series-inspection.jpg
gom_plastics-assembly-and-load-tests_teaser.jpg

Teste de montagem e carga

O rastreamento on-line 3D de campo completo, ou baseado em pontos, permite alinhar e posicionar peças físicas em relação umas às outras (medidor óptico) e um alinhamento virtual ideal a ser transferido para o mundo físico real. Suportado pelo seu poderoso software, o sistema ATOS permite uma montagem digital flexível e eficaz de várias peças. Como resultado, a montagem e instalação, bem como os tamanhos de deformação e folga podem ser verificados. O sistema ARAMIS, juntamente com as instalações de teste, como câmaras climáticas e bancadas de teste de colisão, servem para examinar o ciclo de vida dos produtos.

Saiba mais >

Para maiores informações, entre em contato conosco.
Encontre mais soluções de metrologia em nossa visão geral dos produtos.