Fundição e Forjaria

Metrologia 3D para Areia, Molde de Fundição Sob Pressão e Fundição por Revestimento

Os sistemas de medição da GOM são usados ​​em processos de fundição de areia, pressão e fundição por revestimento, garantindo uma qualidade consistente: desde a validação da simulação, com a aceleração do teste de ferramentas e inspeção do primeiro modelo, até o controle de produção e usinagem CNC.

Os sistemas GOM permitem o planejamento de inspeção com base em dados do projeto. Na fabricação de moldes é possível a correção direcionada de ferramentas e modelos, e a inspeção de encaixe das metades do molde, núcleos e controles deslizantes. Durante o teste, as peças fundidas são verificadas quanto à forma e dimensão: geometria da peça, espessura do material, encolhimento e empenamento. Todos os processos de medição e inspeção são automatizados para controle de qualidade da produção.

gom_casting-part-design.jpg

Projeto de peças (CAD/PMI)

Se o modelo CAD de uma peça já tiver sido fornecido com recursos de inspeção durante o projeto, o planejamento de medição 3D e a inspeção podem ser realizados em um processo sem desenho, diretamente no conjunto de dados PMI (importação e avaliação de dados FTA/MBD). Além disso, a geometria de campo completo, adquirida pelo sistema ATOS, permite realimentar e adaptar geometrias de componentes e ferramentas em dados CAD existentes, se uma correção de ferramenta for necessária (modelagem CAD avançada). Os dados de medição 3D obtidos também servem para a criação de dados de projeto em engenharia reversa.

Saiba mais >

gom_casting-simulation-validation.jpg

Simulação e Validação (CAE)

 

As simulações servem para calcular e visualizar o enchimento do molde, sprue, pressão de retenção, controle de temperatura e tempo de enchimento da peça fundida. O objetivo é evitar erros e otimizar o uso de materiais, o tempo de ciclo e o tamanho da máquina, prevendo os parâmetros do processo e o comportamento do material usando o sistema ARAMIS durante o teste de materiais. A geometria real do componente pode ser medida com o sistema ATOS e comparada numericamente com os dados simulados para otimizar e validar o modelo de simulação.

Saiba mais >

gom_casting-toolmaking.jpg

Fabricação de ferramentas

 

A digitalização 3D economiza tempo e custos durante a fabricação e manutenção de ferramentas. Controlar as etapas de fabricação individuais, em um estágio inicial, durante a usinagem CNC, de ferramentas e eletrodos fundidos sob pressão, padrões de cera e matrizes de núcleo cerâmico, bem como caixas de núcleo de areia, por meio da comparação de dados nominais e reais, reduz os loops de iteração, especialmente para várias cavidades. Em teste, o sistema ATOS da GOM oferece dados 3D para direcionar a área para correção da ferramenta. 

Saiba mais >

Modelagem

O controle sistemático de forma e dimensão de padrões de cera e espuma, conjuntos de cera, placas e equipamentos padrão, garantem e aceleram as etapas subsequentes do processo na produção de moldes e processos de fundição. Ao controlar os resultados da fresagem em um estágio inicial com o sistema ATOS da GOM, possíveis erros podem ser identificados e eliminados.

Saiba mais >

gom_casting-mold-making.jpg
gom_casting-pattern-making.jpg

Fabricação de moldes / Fabricação de núcleos

Medições de moldes e núcleos, por exemplo, feitos de areia ou cerâmica, garantem a qualidade do processo. Os dados de medição de moldes e núcleos do sistema ATOS da GOM permitem a análise de montagem virtual das metades de moldes, que serve para a inspeção de superfícies de separação em relação a deslocamento, encaixe e ajuste de forma das metades do molde e folga do núcleo. Na microfusão, a espessura da parede do molde cerâmico pode ser inspecionada para estimar sua qualidade e a formação de rebarbas.

Saiba mais >

Inspeção do primeiro modelo/ Inspeção em série 

A primeira inspeção do projeto pode ser realizada com base no modelo CAD ou conjunto de dados PMI e inspeção CMM com recursos como GD&T. A inspeção 3D de campo completo realizada com os sistemas ATOS da GOM não deixa nenhuma área do componente sem verificação. No controle de qualidade, durante a produção em série, células de medição automatizadas, como ATOS ScanBox, reduzem o tempo de refugo e retrabalho. As peças não precisam ser transportadas para salas de medição remotas.

Saiba mais >

gom_casting-first-article-and-series-inspection.jpg
gom_casting-cnc-and-adaptive-machining.jpg

Usinagem CNC / Usinagem adaptativa

Com sua função de retroprojeção, o sensor 3D ATOS projeta recursos como isolinhas e punções direto do software para a peça real. Como resultado, a marcação convencional de peças brutas fundidas, pesadas, não é mais necessária. O alinhamento eficiente de peças para usinagem CNC pode ser alcançado. Além disso, os dados de medição 3D fornecem a base para processos de fabricação adaptáveis, como usinagem adaptativa.

Saiba mais >

Para maiores informações, entre em contato conosco.
Encontre mais soluções de metrologia em nossa visão geral dos produtos.