gom_overview_sheet-metal-forming_header_desktop.jpg

Conformação Metálica

Controle de Qualidade em Processo de Conformação de Metais

Os sistemas ópticos de medição 3D da GOM são usados ​​em cadeias de processo de estampagem, dobra, desenho, prensagem e formação, proporcionando uma garantia de qualidade consistente. Eles são usados ​​para determinar as propriedades do material; ajudam a otimizar o projeto e a simulação de peças e ferramentas; aceleram o teste de ferramentas e a inspeção da primeira peça. Os sistemas ópticos de medição 3D também garantem controle de produção eficiente e análise de montagem em série.

gom_metal-forming-material-properties.jpg

Propriedades  do material

O conhecimento das propriedades de um material de chapa metálica fornece uma base segura: para o projeto adequado de componentes; para o desenvolvimento de uma ferramenta funcional, com boas superfícies efetivas; e para simulação realista.

Propriedades realistas do material são um pré-requisito para simulação confiável e otimização de variantes de produtos, layout de ferramentas e processos de conformação.

O sistema ARAMIS ajuda a determinar essas propriedades do material.

Saiba mais >

gom_metal-forming-design.jpg

Design

A digitalização 3D ajuda a gerar, rapidamente, e usar com eficiência os dados CAD. 

As coordenadas 3D reais permitem a engenharia reversa de modelos, peças e ferramentas. Para isso, a geometria 3D desses objetos é totalmente digitalizada e depois transferida para dados CAD, via reconstrução de superfície.

A inspeção de peças pode ser realizada de forma eficiente. Durante o projeto, os dados CAD são fornecidos diretamente com recursos de inspeção. Assim que uma peça é produzida, ela pode ser inspecionada imediatamente.

Os sistemas de medição óptica fornecem desvios de campo completo, totalmente automatizados, entre as coordenadas 3D reais completas, e os dados CAD.

Saiba mais >

gom_metal-forming-simulation.jpg

Simulação

Os produtos e processos de fabricação são projetados e otimizados com métodos de simulação numérica. Os resultados dessas simulações devem ser o mais informativos possível.

Um fator importante para a simulação de processos de conformação de metal são as propriedades do material do metal utilizado. As propriedades do material influenciam o comportamento de deformação da peça e, portanto, a precisão do cálculo da simulação.

Com o sistema ARGUS é possível verificar e otimizar simulações de conformação com base em medições experimentais.

Saiba mais >

Fabricação de ferramentas

A tecnologia de medição 3D industrial ajuda a enfrentar muitos desafios importantes relacionados à fabricação e ao uso de ferramentas na conformação de metais. 

Certas tarefas, na fabricação, podem ser significativamente aceleradas com sistemas de medição óptica. No teste, as ferramentas podem ser avaliadas rapidamente para verificar se funcionam corretamente. Na manutenção, a metrologia 3D é aplicada para aumentar a vida útil das ferramentas - se uma ferramenta estiver quebrada, ela pode ser reparada rapidamente usando a tecnologia de medição.

Os sistemas ATOS e ARAMIS digitalizam a ferramenta e as peças de teste e criam valores precisos para correções.

Saiba mais >

gom_metal-forming-first-article-inspection.jpg

Inspeção do primeiro modelo

A inspeção do primeiro modelo é um teste para verificar se a peça produzida atende aos requisitos definidos nas condições de produção em série.

Para isso, é realizada uma inspeção completa do plano de medição, as tolerâncias de forma e posição são medidas, e os desvios de campo completo da peça produzida são comparados ao seu modelo CAD.

O sistema ATOS permite uma inspeção completa do primeiro modelo em 3D.

Saiba mais >

Inspeção em série

A tecnologia industrial de medição 3D permite automatizar a inspeção em série e monitorar o processo de produção.

Na garantia de qualidade, os sistemas de medição óptica são usados ​​para verificar as peças durante a produção em série. Esses sistemas de medição permitem alto rendimento e alta reprodutibilidade de medições.

Eles permitem análises de tendências para garantir a confiabilidade do processo de produção. Isso envolve monitorar se, e em que, medida o processo de produção está mudando.

Os sistemas ATOS combinados com um ATOS ScanBox permitem um alto rendimento de peças inspecionadas na produção em série.

Saiba mais >

gom_metal-forming-series-inspection.jpg
gom_metal-forming-toolmaking.jpg

Análise de Montagem

gom_metal-forming-assembly-analysis.jpg

Na montagem, as peças individuais são analisadas e montadas. Durante este processo, as peças produzidas são verificadas para avaliar o quão bem elas se encaixam, e como uma única peça real se comporta em relação ao modelo nominal (CAD).

Normalmente, acessórios físicos muito complexos são usados ​​para análises durante a montagem. Graças ao sistema ATOS, esses acessórios não são mais necessários e a montagem pode ser verificada virtualmente.

Saiba mais >

Para maiores informações, entre em contato conosco.
Encontre mais soluções de metrologia em nossa visão geral dos produtos.