GOM Correlate Features

O que há de novo na versão atual do GOM software 2019?

Detecção e Avaliação da Ponta da Trinca

A trajetória da ponta da trinca pode ser rastreada e avaliada com o novo recurso de detecção de ponta da trinca. Em espécimes de cor homogênea, métodos baseados em contraste são usados para detectar a posição da ponta da trinca. Outras grandezas, tais como comprimento de trinca, aberturas, modos em 3D também podem ser derivadas. Encontra-se uma ampla gama de aplicações em pesquisas de materiais como metais, CFRP e plásticos e em muitas indústrias, como aeroespacial, automotiva e engenharia civil com altas exigências de segurança.

Detecção de Contorno

O novo recurso de detecção de contorno permite a análise dos testes de implantação do airbag. A nova ferramenta de software rastreia o contorno do airbag em qualquer gravação de vídeo em alta velocidade e ajuda a identificar o ponto máximo de deflexão no sistema de coordenadas local do volante. Além disso, quaisquer pontos específicos de deflexão podem ser simplesmente identificados no espaço e no tempo. Com base em métodos de rastreamento de contraste, este recurso pode ser usado ainda mais nos contornos de expansão de furos e contornos de objetos deformados.

Interpretador Python 

GOM Correlate Professional 2019 oferece acesso rápido e simplificado de dados para computação científica complexa usando python. Bibliotecas Python disponíveis gratuitamente, como NumPy, SciPy ou Matplotlib, podem ser facilmente usadas com uma instalação python externa no GOM Correlate Professional 2019. Assim, tanto cálculos quanto diagramas podem ser criados diretamente, que são necessários para, por exemplo, análises de vibração (TDA) e testes de tração.

correlate-crack_tip_tracking.jpg
correlate-contour-detection.jpg
correlate-python-interpreter.jpg
 
 
 

Recursos Principais

Inspeção Paramétrica 

O software GOM é baseado em um conceito paramétrico. Basicamente, todas as funções seguem esse conceito. Essa abordagem paramétrica garante que todas as etapas do processo sejam rastreáveis, garantindo assim a confiabilidade do processo para medir resultados e relatórios.

Customização com Templates (p.e. Templates de Projeto.)

O software oferece a possibilidade de criar templates de projeto. Essa função ajuda você a realizar avaliações repetitivas de forma rápida e fácil. A ideia é que depois de realizar uma avaliação completa de seus dados de medição, você salve este templates como modelo. Como em um templates de projeto, entre outros, também os elementos de inspeção, palavras-chave do projeto e relatórios são salvos, você não precisa configurar o projeto novamente ao realizar outra avaliação do mesmo tipo.

Scripting

Alinhamentos, Sistemas de Coordenadas Locais

O conceito de scripting é baseado em um gravador de comando, que pode gravar todas as operações executadas no software. O software salva a gravação como um script Python. Dessa forma, você pode executar a gravação repetidamente. Ao editar o script gravado, você pode adaptar o script a outras tarefas ou generalizá-lo. O software oferece acesso rápido e simplificado de dados para computação científica complexa usando python. Bibliotecas Python disponíveis livremente, como NumPy, SciPy ou Matplotlib, podem ser facilmente integradas ao software com um intérprete python externo.

O software inclui várias funções para alinhar dados de medição. Estes incluem: alinhamento baseado em elementos de geometria ou coordenadas 3D, alinhamento em um sistema de coordenadas local, alinhamento usando pontos de referência e vários procedimentos de melhor ajuste, como o melhor ajuste global e o melhor ajuste local. Além disso, usando a função "Transform By Component", pode ser realizada uma rígida compensação de movimento corporal. Com a rígida compensação do movimento corporal, o movimento relativo de um componente de referência em relação a outro componente é analisado. O componente de referência serve como referência fixa no espaço 3D.

Arquitetura de Dados Abertos

Comparar e visualizar simultaneamente a medição de dados e a troca de dados em geral torna-se cada vez mais importante na metrologia. Portanto, é possível importar valores escalões adicionais, como dados de temperatura e geometrias, por exemplo, de programas de simulação para GOM Correlate Professional. Os dados de medição criados no software podem ser exportados em diferentes formatos e podem ser usados, por exemplo, para análise de vibração em software de terceiros.

Importação de Formatos CAD

Formatos CAD neutros, como IGES, JT Open e STEP, bem como formatos nativos, como CATIA, NX, SOLIDWORKS e Pro/E, podem ser importados para o GOM Correlate Professional sem custos extras. Os formatos individuais de arquivos são importados via arrastar e soltar e são automaticamente identificados e atribuídos pelo software.

Recursos de Inspeção

Correlação Digital de Imagem

Importação/Exportação de Dados de Medição (ASCII, STL, PSL, PLY, CT Data)

A correlação de imagem digital (DIC) é um método óptico, sem contato, para medir coordenadas 3D para avaliação de movimento e deformação no espaço 3D e para a determinação da cepa superficial. Padrões estocásticos e/ou marcadores de ponto de referência são usados para medir coordenadas 3D com precisão de subpixel.

O software GOM Correlate possui muitas interfaces para importação e exportação de formatos comuns de arquivos, como dados ASCII, STL, PSL, PL e CT. Ao importar arquivos ASCII, por exemplo, coordenadas para criar nuvens de ponto 3D podem ser lidas.

Avaliação de Campo Completo e Ponto

Strain, Deslocamento 3D e Deformação 3D

O software oferece a possibilidade de avaliar os resultados de medição em campo completo e pontuais. Um padrão de contraste estocástico é aplicado ao espécime para resultados de medição de campo completo, como distribuições de tensão. Para medições baseadas em pontos, marcadores de ponto de referência são usados. Os marcadores de ponto de referência na amostra são detectados automaticamente pelo software e as coordenadas 3D medidas são exibidas. Existe a possibilidade de usar o método de avaliação completo e baseado em pontos em uma medição. Para ambos os métodos, o software fornece dados como tensão, deformações 3D e deslocamentos 3D.

Strain, strain rates, deslocamentos 3D, deformações 3D, velocidades e acelerações podem ser computados a partir das coordenadas 3D medidas sobre toda a superfície e em pontos específicos. O software fornece valores de deformação, como major e minor strain ou  na direção X e direção Y. Os grupos de pontos, os chamados componentes, podem ser definidos a partir dos pontos de medição individuais. O software pode identificar os grupos de pontos durante todo o curso do teste. Isso permite a computação precisa de deslocamentos, velocidades e acelerações em três dimensões. Além disso, grupos de pontos podem ser usados para compensar movimentos rígidos do corpo. Assim, é possível analisar movimentos com um grupo de pontos como referência fixa no espaço 3D.

Seis Graus de Liberdade (6DoF) e Análise Relativa 6DoF

Trajetórias

Sistemas de coordenadas locais podem ser anexados a grupos de pontos. Como resultado, os sistemas de coordenadas locais se movem em conjunto com o grupo de pontos e permitem análises 6DoF. A análise 6DoF serve para determinar os movimentos translacionais e rotacionais dos grupos de pontos em relação uns com os outros ou como movimentos absolutos em todas as direções do espaço.

Utilizando a função de trajetória, trajetórias de pontos individuais, grupos de pontos, sistemas de coordenadas locais e elementos de construção podem ser exibidos. A trajetória exibe a posição do elemento selecionado em todas as etapas. Assim, você pode ver como a posição do elemento muda ao longo dos estágios.

Velocidade e Aceleração

O software oferece a possibilidade de inspecionar velocidades e acelerações. Usando verificações de velocidade e aceleração, você pode analisar a rapidez com que os elementos individuais se movem relativamente para sua posição na etapa anterior e próxima. Além da aceleração geral, você pode verificar a aceleração tangencialmente para uma trajetória curva. O software também oferece a possibilidade de verificar a aceleração em um caminho circular em relação ao ponto central do círculo.

Extensômetro Virtual

A função permite uma medição não-contato da mudança de comprimento com um comprimento de referência exatamente dado e pode ser usado em projetos 2D e 3D. Consequentemente, nenhum contato mecânico pode influenciar os resultados de medição. A mudança de comprimento pode ser verificada dentro de um projeto em duas ou mais direções.

Representação Aprimorada das Deformações na Visão 3D

Relatórios 

Além da representação bidimensional do desvio, deformações, como protuberâncias, amassados e depressões, podem ser exibidas excessivamente na visão 3D e, portanto, podem ser exibidas de forma plástica. Os valores escalares podem ser transformados em conformidade em uma espécie de mapa de altura. Além disso, a direção dos deslocamentos euclidianos em componentes superficiais pode ser exibida usando setas vetoriais.

Hoje em dia, os resultados dos testes devem ser trocados entre colegas, diferentes departamentos e clientes para apresentações e outras discussões. A GOM Correlate apoia a troca de resultados com seu módulo de relatórios, que oferece documentação pronta para impressão e exportações de PDF totalmente animadas. Para uma representação melhorada dos resultados e uma melhor compreensão, os arquivos completos do projeto podem ser substituídos e visualizados na interface de usuário 3D do software GOM Correlate gratuito.

Teaching by Doing

Timeline: Criação de Estágios de Imagem via Importação 2D/3D

Com Teaching by Doing, qualquer estratégia de avaliação pode ser facilmente aplicada a duas ou mais partes. Graças ao design paramétrico, o software armazena automaticamente cada etapa de inspeção individual. Não há diferença entre avaliações únicas e múltiplas. Todas as etapas de avaliação podem ser operadas sem scripting, planejamento prévio ou intervenção do usuário, de modo que não se gaste tempo na programação.

Usando a função "Import 2D ou 3D Image Series", você pode importar imagens para o software GOM que você não capturou com o sensor GOM ARAMIS, mas com câmeras de alta velocidade. O software cria todas as imagens importadas como estágios. Em seguida, você pode avaliar os dados de imagem como de costume.

Matemática Customizável

A maioria dos resultados, como deslocamentos e cepas, são computados usando princípios de inspeção predefinidos. Para avaliações especiais, a GOM Correlate oferece uma interface para integrar cálculos e fórmulas definidos pelo usuário e calcular os respectivos resultados automaticamente.

Aplicações  Específicas

Correlação com Medidas de Temperatura

Análise de Vibração

Dados 3D medidos podem ser combinados com dados de temperatura importados no software. A vantagem dessa visualização é uma compreensão simplificada e mais rápida da correlação do comportamento térmico e mecânico dos componentes. O software oferece a possibilidade de importar imagens de diferentes câmeras de termografia. Em seguida, as imagens importadas da câmera de termografia podem ser transformadas no sistema de coordenadas dos dados 3D ARAMIS. Posteriormente, os dados de temperatura são lidos e mapeados nos dados 3D ARAMIS. Assim, é obtida a correlação dos dados de medição do DIC e dos dados de temperatura para todos os pontos de medição a cada momento da medição.

O software pode exibir o tipo de vibração para uma primeira e rápida interpretação dos dados de deslocamento medidos. Uma análise mostra o deslocamento de todos os pontos medidos em campo completo ou baseado em pontos nas três direções espaciais. Além disso, o envelope da resposta de frequência de todos os pontos e o tipo correspondente de vibração é exibido tridimensionalmente. Para análise de mais vibração, as coordenadas 3D e os valores de deslocamento podem ser exportados no Formato Universal de Arquivos (UFF). Este formato é suportado pela maioria dos pacotes de software para análises de vibração.

Validação de Simulações Numéricas

Determinação de Propriedades de Materiais

Valores escalares e geometrias, por exemplo, a partir de programas de simulação, como ABAQUS, LS-DYNA, ANSYS, PAM-STAMP e AutoForm, podem ser importados para uma comparação direta com os dados de medição 3D. Os dados de medição 3D podem ser transformados no sistema de coordenadas do modelo de simulação por várias funções de alinhamento. Assim, a geometria do modelo de simulação pode ser comparada com a superfície 3D medida em um primeiro passo. Outras análises, como a comparação direta de deslocamentos, deformações e tensão, podem ser realizadas para cada etapa.

Os dados medidos de testes típicos de materiais, como Nakajima, bulge, tração, dobra, cisalhamento e testes de expansão de furos, são avaliados no software para determinar as características materiais. Com as características materiais, dados confiáveis como curva de limite de formação, tensão de ruptura, valor n, valor r, coef. de Poisson, módulo de Young (módulo de elasticidade), curva de tensão / deformação e redução da espessura do material são computados. Estes são usados como parâmetros de entrada para a simulação, permitindo um modelo material mais preciso e uma previsão mais precisa do comportamento material.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saiba mais sobre 

GOM Correlate

Gerencie seu fluxo de trabalho de medição 3D com GOM Correlate
Importação de Dados de Medição

Avaliação em Campo Completo e Ponto

Recursos de Inspeção

Relatórios

Saiba mais sobre 
GOM Correlate Professional

GOM Correlate Professional difere do GOM Correlate por:
Inspeção Paramétrica
 
Scripting
 
Templates Definidos pelo Usuário
 
Funcionalidades Específicas por Aplicação

Serviços Vtech

Vtech - GOM Care 

Suporte e serviços de manutenção em base contratual para todo os sistemas de medição GOM

Vtech - Training

Programa de treinamentos Vtech para usuários iniciantes e avançados

Vtech - Benchmark

Clientes que necessitam de conhecer mais a tecnologia, porem ainda não estão certos de como pode ser útil, agora podem contar com o Vtech- Benchmark.

Vtech - Consulting Day

Para ajudar a clientes a resolverem problemas mais complexos, onde o conhecimento profundo do sistema e suas aplicações é primordial.

Soluções em Metrologia Industrial Avançada 

Vtech
Contatos

+55 11 2605-8080

+54 11 4711-8904 

Mídias Sociais
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Google+ Ícone
  • Grey Instagram Icon
Vtech News

Veja a nova edição 2018-2019 do nosso jornal Vtech News e faça o download.

Distribuidor Exclusivo

© 2020 Vtech Consulting Ltda.