ATOS Triple Scan - Digitalizador Óptico 3D Industrial

ATOS Triple Scan é um digitalizador óptico de alta resolução, que proporciona dados de medição tridimensionais rápidos e precisos para a otimização de processos de design, melhorando processos industriais de produção. Os Sensores ATOS são usados em muitas indústrias para a inspeção de peças tais como estampados, ferramentas, lâminas de turbina, protótipos e peças de injeção plástica e peças fundidas sob pressão.

ATOS Triple Scan em Uso

Metrologia 3D Automatizada

 

 

Na máquina de medição padronizada ATOS ScanBox, ATOS Triple Scan é usado para medição e inspeção de peças totalmente automatizadas.

O ATOS ScanBox é uma máquina de medição 3D óptico completa que foi desenvolvida pela GOM para um eficiente controle de qualidade na produção e processos de fabricação.

Nos ATOS ScanBox modelos da série 5, 6, 7 e 8, ATOS Triple Scan pode ser estendido com um complemento de fotogrametria Plus Box.

 

Isso permite que componentes maiores ou várias partes que devem ser medidos simultaneamente.

Vantagens industriais para processos industriais

 

  •  

 

 

Manualmente, ATOS Triple Scan é usado com um tripé estúdio ou em um tripé de mesa.

Para o uso de semiautomático, um kit de motorização de 3 eixos, incluindo um módulo de elevador para o sensor e uma unidade de giro para fixação da peça é disponível.

Mesas de rotação móveis permitem simples medição automatizada de pequenos à médios objetos. Além disso, o GOM Touch Probe permite medição baseada em pontos de áreas que são difíceis de acessar opticamente

Tecnologia ATOS Triple Scan

Padrões de franja precisos são projetados sobre a superfície do objeto e são capturados por duas câmeras, com base no princípio de estéreo câmera.

Como os caminhos de feixe de câmeras e o projetor são calibrados com antecedência, pontos de superfície 3D de três cruzamentos de raio diferentes podem ser calculados:

Feixe visual câmera / câmera, Feixe visual câmera esquerda / Feixe projetado do projetor e câmera direito / Feixe projetado do projetor.

Este princípio automático oferece vantagens na medição de superfícies refletoras e objetos com identações.

Princípio Triple Scan 

 

Juntamente com ambas as câmaras, a unidade de projeção opera de acordo com o princípio de verificação triplo.

 

Durante a medição, padrões de franja precisos são projetados sobre a superfície do objeto e são capturados por duas câmeras, com base no princípio de estéreo câmera.

 

Este princípio automático oferece vantagens na medição de superfícies refletoras ou objetos com superfícies complexas.

 

Tecnologia Blue Light

A unidade de projeção do sistema de ATOS Triple Scan é baseada na tecnologia de luz azul (Blue Light).

Desde que o sensor funciona com banda estreita de luz azul, a luz ambiente interferente pode ser filtrada durante a aquisição de imagens. Devido a sua poderosa fonte de luz, curtos tempos de medição podem ser alcançados.

ATOS Plus

Nas máquinas de medição automatizadas GOM, os sensores ATOS podem ser operados em conjunto com a Plus Box.

É um sensor de fotogramétrico complementar que pode ser ligado diretamente ao sistema ATOS. Isto permite a medição totalmente automatizado de pontos de referência com um desvio de 3 μm a 30 μm.

 

Estes pontos de referência criam um volume 3D, no qual as detalhadas medições individuais dos sensores ATOS são transformadas automaticamente. Isto é como a precisão geral da medição fotogramétrica é alcançada.

Sistema Auto Monitorado

O sensor reconhece alterações das condições do ambiente durante a operação e é capaz de compensar estas mudanças.

Para fazer isso, o software do sensor é continuamente monitorar o status de calibração, a precisão de transformação, alterações ambientais e movimentos de parte para garantir a qualidade dos dados de medição.

Virtual Measuring Room

 

A sala de medição virtual (VMR) é a estação central de controle e software de planejamento de medição para todos os elementos de células de medição ATOS.

 

Oferece a representação funcional de um ambiente de medição real em uma simulação virtual.

 

Graças ao VMR, o usuário pode trabalhar com o sistema sem a exigência de conhecimentos de programação específicos de robô. Todos os movimentos do robô são simulados e marcados para segurança antes de ser realizado na sala virtual de medição.

 

 

Inspeção Paramétrica

 

O software de avaliação ATOS Professional fornece todas as ferramentas necessárias para uma análise abrangente de peças e componentes.

Usando inspeção paramétrica, todas as ações e etapas de avaliação são totalmente rastreáveis e interligadas. Assim, alterações e modificações são possíveis a qualquer momento.

 

 

Notas de Aplicação

Saiba mais sobre uso o prático do ATOS e veja todas as notas de aplicação do ATOS.

Para maiores informações, e catálogos entre em contato

Soluções em Metrologia Industrial Avançada 

Vtech
Contatos
Midias Sociais
Vtech News
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Google+ Ícone
  • Grey Instagram Icon

Veja a nova edição 2018-2019 do nosso jornal Vtech News e faça o download.

+55 11 2605-8080

+54 11 4711-8904 

Distribuidor Exclusivo

© 2019 Vtech Consulting Ltda.